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A modernização chegou ao mercado gastronômico no cenário pós pandêmico como em muitos outros setores comerciais, porém de uma forma mais contundente e modificadora. Seguindo as tendências de grandes plataformas de serviço e delivery como o Ifood, 99 Food ou Uber Eats, as relações comerciais foram drasticamente alteradas entre consumidores e as empresas do ramo alimentício.
A digitalização dos serviços e a grande capacidade do consumidor selecionar o que quer comer e quando irá faze-lo, colocaram no centro do ramo culinário. Sempre focado entre velocidade, qualidade e atendimento, a demanda competitiva para geração de valor de restaurantes, bares, hotéis está orientada para um único motivo: a satisfação do cliente.
Mas não se preocupe, pois trazemos a vocês 5 tendências para o mercado gastronômico em 2022:
Nº1 - Novas dietas alimentares:
Veganismo pode parecer motivo de tabu quando o assunto é gastronomia, porém vêm se mostrando de extremo benefício em casos como o controle de diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas. Mesmo sendo baseado em um estilo de vida menos consumista, equilibrado e de harmonia com o meio ambiente a verdade é que muitas marcas já se beneficiam desse nicho de mercado. Entre cosméticos e similares de carne o veganismo se tornou uma marca de valor e desejo por uma significante parcela do mercado consumidor crítico, que deseja uma forma de produção mais sustentável.
Vegetarianismo ao contrário do veganismo se baseia primariamente não na exclusão total do consumo de produtos de origem animal, mas sim uma organização gradativa de dietas restritivas. Por exemplo, o ovolactovegetarianismo que utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação, o lactovegetarianismo que conta com leite e laticínios na sua alimentação, ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação e o vegetarianismo estrito que não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.
Flexitarianismo e Dieta do Mediterrâneo são modelos de sucesso que fizeram voga no ano de 2021 e continuam com tudo para ser itens de desejo dentro do cardápio do brasileiro, ambas utilizam premissas do veganismo e do vegetarianismo, porém de uma forma mais equilibrada nutricionalmente e sem abandonar o consumo total da carne bovina, suína, frangos e peixes.
Nº2 - Café e Barismo
A cultura barista vem crescendo exponencialmente dentro do setor gastronômico. Estima-se que em 2020 o brasileiro médio tenha tomado entre 700 há 826 xícaras de café por ano. Uma média de 2 xícaras por dia.
Onde, após a crise do mercado financeiro nacional no cenário pós pandemia, o preço da saca de café, mesmo estando atrelado ao dólar e as exportações. Não impediu que o consumo nacional aumentasse e o Brasil seguisse com a produção de 55,74 milhões de sacas de 60kg de café, correspondendo a um terço da produção mundial, aos quais 15% dessa produção equivalem a grãos considerados especiais.
O mercado especializado em vendas de alimentos e cafés, como é caracterizado pela cultura to go também está registrando alta, comparado com seu ápice em 2015. O que leva a uma segmentação de nicho que permitiu aos entusiastas da área investirem cada vez mais em equipamentos e técnicas para produzirem seus sabores preferidos em casa.
Influencers e lojas especializadas vem investindo também em receitas diferentes do convencional, criando apelo visual através de técnicas comuns a culinária e mixologia, resultando em espetáculos visuais de grande apelo mercadológico.
Nº3 - Food Delivery
O cenário econômico-social pós pandêmico se define muito pelo desenvolvimento das aplicações digitais e relações de trabalho ou consumo de forma remota. E em nenhuma delas o crescimento foi tão perceptível quanto no ramo de Food Delivery.
Vários Fatores contribuíram para o boom do ramo de entrega de alimentos além da corona vírus. Por Exemplo temos a grande cobertura de operadoras telefônicas e a massiva presença de smart fones no Brasil, o país que sozinho corresponde a metade do faturamento da área na américa latina.
Também temos a criação dos sistemas e aplicações digitais que criam verdadeiros market places, trazendo uma exposição inédita para empresas sem ou com pouca projeção digital. Isso tudo fez que um diferencial se tornasse fundamental para que restaurantes, mercados, bares e outros segmentos do ramo sobrevivessem as interdições e limitações salutares vindas no auge da crise.
E dentro desse novo nicho podemos destacar alguns modelos de business que se destacam para investidores interessado em 2022. Temos as Black Kitchens, estabelecimentos comercias completamente dedicados ao sistema de entrega por delivery, bares tem ofertado drinks engarrafados, bebidas não alcoólicas ou mesmo alimentos de origem probiótica. Outros elementos de destaque são a automatização dos sistemas de produção de alimentos para ganho de velocidade e agilidade na entrega e embalagens com gratificações e atendimento cada vez personalizados.
Nº4 - Venda experiências
Com o cliente em mente, as empresas que mais se destacam no mercado, hoje são aquelas que criam e fomentam suas vendas ou relações de consumo através de experiências marcantes do seu público com a marca.
Muita das vezes um objeto de desejo se torna coadjuvante quando o assunto é a forma ao qual o consumidor final, ou mesmo seus parceiros comerciais, se relacionam com o branding da sua empresa. Por isso tenha em mente que empresas que conseguem entrar no cotidiano dos seus clientes de forma mais afetiva e positiva tem um índice muito maior de reincidência em vendas.
Crie espaços fotográficos, invista em ambientes sinestésicos que estimulem além do sabor, o tato, a visão a audição e o olfato. E acima de tudo, faça seus clientes se sentiram parte integrada da sua empresa, ouça-os, leve em consideração que o desejo de consumo do seu público muita das vezes moldará a forma do seu antedimento.
Nº5 – Personalize
Por último e não menos importante temos uma das maiores tendências do mercado multinível em diferentes ramos. A customização de produtos nunca foi tão explorada quanto atualmente.
É uma tendência que caminha junto com a necessidade dos consumidores de aproximarem-se das sua marcas favoritas. Um nome, um brasão, o somente o logo da sua empresa já bastam para elevar exponencialmente o valor do seu business.
Branding que trabalham com itens customizados entram nos cotidianos do seus clientes de forma subjetiva e duradoura. Saindo meramente da questão comercial para entrar um relacionamento duradouro da cultura de consumo.
Produtos reutilizáveis e embalagens também vem se beneficiando da customização, com funções derivativas, muitos desses itens fazem presença no ambiente residual dos consumires além do que o próprio produto em si.